QUESTIONÁRIOS SOBRE ALIMENTAÇÃO, BEBIDAS E SOBREMESAS

Convidamos todos, de todas as idades, e de todo o mundo, a responderem aos nossos questionários.

É fácil responder! Aqui: COMIDAS. Aqui: BEBIDAS. Aqui: FRUTAS e SOBREMESAS.

NÃO DEIXES DE RESPONDER, NÃO DEIXES DE COLABORAR!

Muito obrigado por toda a colaboração!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Encontro em Ermua - a receção oficial às escolas participantes

Como bem salientou a professora Cláudia Minderico, a razão porque só vimos o Sol a aparecer às 8h13, quando o esperaríamos bem mais cedo, deveu-se ao facto de estarmos, nessa alutra, bem acima do nível do mar, com cadeias montanhosas no horizonte.
Pouco mais de duas horas depois, às 10h20, chegámos a Ermua e fomos calorosamente recebidos pelos nossos parceiros desta povoação basca, tanto pelos professores, como pelos alunos.


Ao almoço, serviram-nos uma sopa de lentilhas, que não entra na alimentação habitual de nenhum dos membros da delegação portuguesa.

À tarde, fizemos a nossa apresentação oficial, na primeira sessão de trabalho, logo a seguir a um trabalho apresentado pela escola anfitriã.
Como justificámos na altura, dado que tínhamos já apresentado a escola e a nossa cidade nos encontros anteriores, desta vez resolvemos apresentar a nossa Língua, a Língua Portuguesa. O vídeo foi muito bem recebido; foi mesmo o único trabalho original apresentado nesta sessão. Está aqui: http://www.youtube.com/watch?v=YYqRVzR1ZTU
Não podemos deixar de notar o orgulho e a satisfação dos jovens estudantes de Ermua quando viram projetado, perante todos, um trabalho que já conhecíamos dele, mas que, apresentado "em casa", ao pé dos outros parceiros Comenius, teve um impacto muito especial.
Numa aula que aconteceu espontaneamente antes da abertura oficial do encontro, desencadeámos a construção de um dicionário quadrilingue (basco, castelhano, francês e português), que, tudo indica nesse sentido, vai ser continuado num ateliê de trabalho, já a partir de amanhã, e a que se juntarão mais dois idiomas: o eslovaco e o crioulo.

P.S., já agora, uma informação engraçada: quando nos entregaram as chaves dos quartos da residencial universitária onde vamos ficar a dormir, informaram-nos que é obrigatório deixar, TODOS OS DIAS, a cama feita, logo pela manhã. E esta, eih?... Cá para mim, desconfio que será a primeira vez que tal acontecerá a alguns dos nossos alunos... Ora cá está um exemplo - inesperado, é certo - de uma aprendizagem proporcionada pelo Comenius.

Sem comentários:

Enviar um comentário