QUESTIONÁRIOS SOBRE ALIMENTAÇÃO, BEBIDAS E SOBREMESAS

Convidamos todos, de todas as idades, e de todo o mundo, a responderem aos nossos questionários.

É fácil responder! Aqui: COMIDAS. Aqui: BEBIDAS. Aqui: FRUTAS e SOBREMESAS.

NÃO DEIXES DE RESPONDER, NÃO DEIXES DE COLABORAR!

Muito obrigado por toda a colaboração!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

baseball

BASEBALL

O basebol , é um desporto praticado por duas equipas, que alternadamente ocupam as posições de ataque e defesa. É um desporto muito popular na América do Norte, em alguns países da América Central, no Caribe hispanófono, na Venezuela, no Japão, na Coreia do Sul, e no Taiwan. Nos Estados Unidos a modalidade é a que atrai mais espectadores aos estádios. O basebol, apresentado a título de modalidade de demonstração em vários Jogos Olímpicos dispersos ao longo do tempo, foi incluído no programa oficial dos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, sendo posteriormente removido a partir de Londres 2012.
Paralelamente aos clubes da Major League Baseball, formam-se ligas menores, ligas semi-profissionais e amadoras, ligas pertencentes a instituições privadas, Negro Leagues, entre outras.http://pt.wikipedia.org/wiki/BasebolMICHAEL JORDAN

http://i2.cdn.turner.com/si/2009/writers/jack_mccallum/04/03/jordan.baseball/michael-jordan
HISTORIA DO BASEBALL

Nos Estados Unidos, em meados de 1700, os imigrantes ingleses pertencentes à elite das cidades de Boston e Nova Iorque tinham o hábito de jogar cricket. Pouco tempo depois, ainda em Boston, uma versão mais simplificada do cricket conhecida como rounders passou a ser praticada, tornando-se popular entre os jovens da região.Em 1750, o rounders era composto por 2 bases e o objetivo do jogo era rebater a bola lançada pelo arremessador longe o suficiente para que o rebatedor pudesse correr entre as bases; cada ida e volta bem sucedida entre elas correspondia a um ponto. A defesa, por sua vez, deveria pegar a bola e acertá-la no rebatedor, impedindo-o de marcar ponto.Inúmeros praticantes foram surgindo e adaptações foram sendo realizadas. Surgia o townball. O novo desporto tinha o campo quadrado, geralmente com 4 bases, embora este número pudesse variar entre 2 e 5. O arremessador localizava-se a cerca de 11m de distância do rebatedor.Os nova-iorquinos, aproveitando a moda de Boston, fixaram o número de bases em 4 e deram ao jogo o nome de "The New York Game". Neste jogo, os times se alternavam entre ataque e defesa a cada out (rebatedor eliminado). A volta completa pelas 4 bases era chamada de ace e era vencedora a equipe que marcasse 21 aces.Em 1845, Alexander Cartwright projectou o primeiro campo de baseball com formato de diamante. Um ano mais tarde, as equipes New York Nine e Knickerbocker Club estreavam o campo em formato de diamante na cidade de Hoboken, em New Jersey. Cada equipe contava com nove jogadores, aparentemente por nenhum motivo específico, a não ser pelo fato de os nova-iorquinos terem insistido neste número.A chegada da Guerra Civil popularizou o "New York Game", quando soldados do nordeste dos EUA foram vistos carregando seus equipamentos de jogo. Após a guerra, o desporto tornou-se tão popular que cada vilarejo tinha sua própria equipe.A parir de 1800, o taco de cricket foi sendo substituído pelo taco arredondado, luvas almofadadas e equipamentos de segurança passaram a ser utilizados.Em 1889, o basebol já era um esporte popular nos Estados Unidos. Outros dizem que o basebol procede do jogo inglês rounders; outros opinam que foi inventado em 1839 pelo norte-americano Abner Doubleday.Diversas alterações nas regras do jogo foram realizadas até chegarmos no basebal atual, cheio de suspenso até o fim.Enquanto seguiu as regras do rounders, os rebatedores eram os favorecidos no jogo porque escolhiam a bola que o arremessador deveria lançar. Ironicamente, após tantas mudanças, hoje são os arremessadores que detêm o controle sobre o jogo, comandando a partida ao lançar - a seu critério - bolas que dificultem a batida do rebatedor, responsabilizando-se pelo sucesso ou fracasso da sua

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/basebol/historia-do-basebol.php

REGRAS BASICAS

O objetivo principal do jogo de beisebol (Baseball) é marcar mais corridas (pontos) que o time adversário no tempo de 9 innings – as chamadas entradas, ou se preferir uma comparação, é o equivalente ao set de um jogo de tênis. Caso termine empatado os 9 innings principais acrescentam-se novos até que o placar mude.
Um só inning é dividido em duas partes e reúne as jogadas de ataque e defesa, é o conjunto das duas numa só.
Na primeira parte o ataque joga contra a defesa tentando marcar pontos através de conquistas por base (são 4, formando um quadrado) – que acontece quando se consegue rebatidas pequenas dando tempo somente para correr até a base mais próxima, ou por home run, quando se rebate tão longe que a bola atravessa o outro lado do muro e há tempo de percorrer todas as bases numa corrida só.
Vale lembrar que nas conquistas por base não há obrigatoriedade de se conquistar uma por uma: dependendo da força da rebatida pode-se roubar só uma delas, ou duas ou três.
Na segunda parte do inning quem estava atacando passa a se defender e tem como objetivo principal a eliminação de três rebatedores adversários. As eliminações acontecem de três formas:
1. Quando o arremessador lança a bola dentro de um quadrado imaginário nas mãos do recebedor agaixado a frente (catcher) induzindo o rebatedor a movimentar (swing) o bastão erroneamente sem tocar na bola.
2. Quando um jogador de defesa recebe a bola em qualquer base antes do adversário que rebateu chegar na mesma (quem encostar na base com a bola na mão antes do outro é o dono da base).
3. Quando o jogador de defesa consegue agarrar diretamente uma bola vinda pelo ar sem deixá-la tocar o chão.
Terminadas essas duas partes de um único inning, inicia-se outro com mesmo formato e assim por diante.
Em breve nos aprofundaremos nos fundamentos, regras específicas e as posições de cada um em campo.

1 comentário: