QUESTIONÁRIOS SOBRE ALIMENTAÇÃO, BEBIDAS E SOBREMESAS
Convidamos todos, de todas as idades, e de todo o mundo, a responderem aos nossos questionários.
É fácil responder! Aqui: COMIDAS. Aqui: BEBIDAS. Aqui: FRUTAS e SOBREMESAS.
NÃO DEIXES DE RESPONDER, NÃO DEIXES DE COLABORAR!
Muito obrigado por toda a colaboração!
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
Os perigos da dopagem
http://www.wada-ama.org/Documents/Other_Languages/Portuguese/WADA_Dangers_of_Doping_Portuguese.pdf
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Salto a Vara
regras:
A pista oficial no salto com vara deve medir no mínimo 45m. O atleta deve saltar sobre um travessão - a fasquia ou sarrafo - apoiado em duas traves verticais.
São permitidas um máximo de três tentativas para cada altura escolhida pelo atleta, o qual pode se recusar a saltar sob determinadas alturas com o intuito de alcançar mais rapidamente marcas maiores.
Contam como faltas a queda do sarrafo, tanto pelo corpo do atleta quanto pela vara, e a mudança da posição das mãos após a vara ser fincada na caixa de apoio. Três faltas seguídas acabam com a prova.
Salto em altura


Lançamento de dardo
O lançamento de dardo foi introduzido como parte integrante do pentatlo nos Jogos Olímpicos antigos. Na era moderna, surgiu pela primeira vez na edição de Londres 1908, onde o primeiro campeão foi Eric Lemming da Suécia. O evento de senhoras estreou-se nos Jogos Olímpicos de Verão de 1932, em Los Angeles. A primeira campeã olímpica do dardo foi a estado-unidense Babe Didrikson.
O dardo
é um objeto em forma de lança, feito de metal, fibra de vidro ou fibra de carbono. O tamanho e peso dos dardos variam do homem para a mulher. O homem usa um dardo de 2,7 metros de comprimento e pesando 800 gramas. A mulher usa um dardo um pouco mais leve, 600 gramas e mede 2,3 metros de comprimento.
Regras
O atleta corre para tomar impulso e lança o dardo numa pista de lançamento com 34,9 metros de comprimento e 4 metros de largura. O lançador faz um giro rápido com o corpo e lança. O dardo costuma sair das mãos do atleta com uma velocidade de 100 km/h. Após o voo, o dardo aterra numa zona relvada que costuma ocupar a zona central dos estádios de atletismo. A marca obtida pelo atleta é medida pelos oficiais, desde a zona de lançamento até ao primeiro ponto onde o dardo tocou no chão.
O lançador é desclassificado se sair da zona de lançamento antes, durante ou depois do lançamento, ou se o dardo tocar no solo sem ser pela ponta dianteira dele. As competições de lançamento de dardo iniciam-se com três rondas de lançamentos para cada atleta. Após esta fase, os oito melhores resultados são apurados para realizar mais três lançamento

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lan%C3%A7amento_de_dardo
O jovem atleta do Sporting Clube de Abrantes, Tiago Aperta, integrou a Selecção Nacional de Atletismo que vai representar Portugal na Taça da Europa de Lançamentos de Atletismo disputada em Espanha.
http://www.desporto.cm-abrantes.pt/index.php?lop=conteudo&op=5ef698cd9fe650923ea331c15af3b160&id=9b72e31dac81715466cd580a448cf823
triplo salto

-O Salto Triplo é uma combinação de três saltos sucessivos que terminam com a queda numa caixa de areia. A prova inicia-se com uma corrida de impulso. O salto começa com o contacto da perna de impulsão tocando o solo (maior absorção de impacto); segue-se uma pequena flexão da perna de impulsão (maior tensão elástica); nesse momento a perna de impulsão sofre grande pressão (até 6 vezes o peso do atleta), sendo que quanto maior o ângulo maior a pressão. A chamada é realizada com um movimento de patada, onde o saltador faz um movimento brusco com a perna para trás e para cima, tentando assim reduzir a perda de velocidade horizontal. O ângulo resultante de saída é menor que o salto da distância. Por fim, na fase de vôo, deve-se corrigir o equilíbrio através da rotação horizontal dos braços, colocando o centro de gravidade no lugar.
Numa outra técnica, o salto realiza-se com a perna de elevação (+ fraca); dá-se o toque sobre a planta do pé (maior absorção de impacto) e o movimento de "patada" ativa na chamada para reduzir a perda de velocidade horizontal; existe maior tempo de contacto com o solo; a fase de vôo é próxima da do salto em comprimento, e tem apenas como diferença a menor velocidade horizontal, provocando uma menor fase de vôo. Para tal utiliza-se outro tipo de estilo - o tipo peito e o carpado. A correção do equilíbrio é feita através da rotação horizontal de braços, na fase terminal.
-Ordem de tentativa dos competidores deve ser sorteada;
-Mais de oito competidores;
-3 tentativas - classificatórias;
-3 tentativas - finais (8 melhores na ordem inversa);
-O salto consiste em uma impulsão, uma passada e um salto, nesta ordem;
-O salto de impulsão feito em um pé só, será feito de modo que caia sobre o mesmo pé, para a ----passada, caindo com o outro pé para a realização do salto;
-Todos os saltos devem ser medidos a partir do ponto de queda mais próximo à tábua de -impulsão.
Medição perpendicular à linha ou ao seu prolongamento;
A cada competidor será creditado o melhor de seus saltos, incluindo aqueles realizados durante o desempate de um primeiro lugar.

-O atleta português que é campeão mundial da especialidade conseguiu
Atletismo
sprint;
meio fundo;
maratona;
barreiras;
triplo salto;
salto em comprimento;
salto em altura;
lançamento do disco;
lançamento do dardo;
lançamento do peso;
salto à vara.
Cada aluno deve escolher uma modalidade e descreve-la através das suas regras, fotos e/ou vídeos de atletas portugueses com os respectivos recordes
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
BASQUETE
O campo e constituído por:

Posição no Jogo de Cada Jogador:
1. Base
2. Extremo alto
3. Extremo alto
4. Poste
5. Poste

O tempo de Jogo é dividido em 4 períodos de 10 minutos que equivale a 40 minutos de jogo, a partida pode ser interrompida (chamado desconto de tempo) a pedido dos treinadores de cada equipa para dar ordens e estratégias de jogo aos seus atletas.
A bola
É esférica, de cabedal, borracha ou material sintético. O peso situa-se entre 567 e 650g e o perímetro deve estar compreendido entre os 75cm e os 78cm.
A bola é jogada exclusivamente com as mãos, podendo ser passada ou driblada em qualquer direcção, excepto do meio campo ofensivo para o meio campo defensivo.
Não é permitido socar a bola.
Com a bola segura nas mãos, apenas é permitido realizar dois apoios.
baseball
BASEBALL
O basebol , é um desporto praticado por duas equipas, que alternadamente ocupam as posições de ataque e defesa. É um desporto muito popular na América do Norte, em alguns países da América Central, no Caribe hispanófono, na Venezuela, no Japão, na Coreia do Sul, e no Taiwan. Nos Estados Unidos a modalidade é a que atrai mais espectadores aos estádios. O basebol, apresentado a título de modalidade de demonstração em vários Jogos Olímpicos dispersos ao longo do tempo, foi incluído no programa oficial dos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, sendo posteriormente removido a partir de Londres 2012.
Paralelamente aos clubes da Major League Baseball, formam-se ligas menores, ligas semi-profissionais e amadoras, ligas pertencentes a instituições privadas, Negro Leagues, entre outras.http://pt.wikipedia.org/wiki/BasebolMICHAEL JORDAN
http://i2.cdn.turner.com/si/2009/writers/jack_mccallum/04/03/jordan.baseball/michael-jordan
HISTORIA DO BASEBALL
Nos Estados Unidos, em meados de 1700, os imigrantes ingleses pertencentes à elite das cidades de Boston e Nova Iorque tinham o hábito de jogar cricket. Pouco tempo depois, ainda em Boston, uma versão mais simplificada do cricket conhecida como rounders passou a ser praticada, tornando-se popular entre os jovens da região.Em 1750, o rounders era composto por 2 bases e o objetivo do jogo era rebater a bola lançada pelo arremessador longe o suficiente para que o rebatedor pudesse correr entre as bases; cada ida e volta bem sucedida entre elas correspondia a um ponto. A defesa, por sua vez, deveria pegar a bola e acertá-la no rebatedor, impedindo-o de marcar ponto.Inúmeros praticantes foram surgindo e adaptações foram sendo realizadas. Surgia o townball. O novo desporto tinha o campo quadrado, geralmente com 4 bases, embora este número pudesse variar entre 2 e 5. O arremessador localizava-se a cerca de 11m de distância do rebatedor.Os nova-iorquinos, aproveitando a moda de Boston, fixaram o número de bases em 4 e deram ao jogo o nome de "The New York Game". Neste jogo, os times se alternavam entre ataque e defesa a cada out (rebatedor eliminado). A volta completa pelas 4 bases era chamada de ace e era vencedora a equipe que marcasse 21 aces.Em 1845, Alexander Cartwright projectou o primeiro campo de baseball com formato de diamante. Um ano mais tarde, as equipes New York Nine e Knickerbocker Club estreavam o campo em formato de diamante na cidade de Hoboken, em New Jersey. Cada equipe contava com nove jogadores, aparentemente por nenhum motivo específico, a não ser pelo fato de os nova-iorquinos terem insistido neste número.A chegada da Guerra Civil popularizou o "New York Game", quando soldados do nordeste dos EUA foram vistos carregando seus equipamentos de jogo. Após a guerra, o desporto tornou-se tão popular que cada vilarejo tinha sua própria equipe.A parir de 1800, o taco de cricket foi sendo substituído pelo taco arredondado, luvas almofadadas e equipamentos de segurança passaram a ser utilizados.Em 1889, o basebol já era um esporte popular nos Estados Unidos. Outros dizem que o basebol procede do jogo inglês rounders; outros opinam que foi inventado em 1839 pelo norte-americano Abner Doubleday.Diversas alterações nas regras do jogo foram realizadas até chegarmos no basebal atual, cheio de suspenso até o fim.Enquanto seguiu as regras do rounders, os rebatedores eram os favorecidos no jogo porque escolhiam a bola que o arremessador deveria lançar. Ironicamente, após tantas mudanças, hoje são os arremessadores que detêm o controle sobre o jogo, comandando a partida ao lançar - a seu critério - bolas que dificultem a batida do rebatedor, responsabilizando-se pelo sucesso ou fracasso da sua
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/basebol/historia-do-basebol.php
REGRAS BASICAS
O objetivo principal do jogo de beisebol (Baseball) é marcar mais corridas (pontos) que o time adversário no tempo de 9 innings – as chamadas entradas, ou se preferir uma comparação, é o equivalente ao set de um jogo de tênis. Caso termine empatado os 9 innings principais acrescentam-se novos até que o placar mude.
Um só inning é dividido em duas partes e reúne as jogadas de ataque e defesa, é o conjunto das duas numa só.
Na primeira parte o ataque joga contra a defesa tentando marcar pontos através de conquistas por base (são 4, formando um quadrado) – que acontece quando se consegue rebatidas pequenas dando tempo somente para correr até a base mais próxima, ou por home run, quando se rebate tão longe que a bola atravessa o outro lado do muro e há tempo de percorrer todas as bases numa corrida só.
Vale lembrar que nas conquistas por base não há obrigatoriedade de se conquistar uma por uma: dependendo da força da rebatida pode-se roubar só uma delas, ou duas ou três.
Na segunda parte do inning quem estava atacando passa a se defender e tem como objetivo principal a eliminação de três rebatedores adversários. As eliminações acontecem de três formas:
1. Quando o arremessador lança a bola dentro de um quadrado imaginário nas mãos do recebedor agaixado a frente (catcher) induzindo o rebatedor a movimentar (swing) o bastão erroneamente sem tocar na bola.
2. Quando um jogador de defesa recebe a bola em qualquer base antes do adversário que rebateu chegar na mesma (quem encostar na base com a bola na mão antes do outro é o dono da base).
3. Quando o jogador de defesa consegue agarrar diretamente uma bola vinda pelo ar sem deixá-la tocar o chão.
Terminadas essas duas partes de um único inning, inicia-se outro com mesmo formato e assim por diante.
Em breve nos aprofundaremos nos fundamentos, regras específicas e as posições de cada um em campo.
Estafetas
O aspecto técnico e táctico mais importante da corrida de estafetas é a entrega e recepção do testemunho, o que exige grande coordenação entre os corredores nos diversos percursos. A passagem ou transmissão do testemunho deve ser feita mão a mão e dentro de uma zona marcada na pista.
Para realizar uma boa transmissão do testemunho, o atleta deve:
1 – Colocar-se no início da zona de balanço, com os pés virados para a frente, olhando por cima do ombro, para observares a aproximação do teu
companheiro.
2 – Iniciar a corrida quando o teu companheiro passar pela marca previamente combinada e segue olhando sempre para a frente.
3 – Ao sinal do teu companheiro, estende o braço direito com a palma da mão para trás, o polegar virado para o solo e afastado do indicador, para que o testemunho possa ser entregue com um movimento de baixo para cima.
4 – Segurar o testemunho pela sua parte anterior (da frente) e passa-lo para a outra mão.
Regulamento
1 – O testemunho deve ser transportado na mão durante todo o percurso e se um concorrente o deixar cair só ele o pode apanhar.
2 – Em todas as corridas de estafetas, o testemunho deve ser passado obrigatoriamente dentro da zona de transmissão.
http://efapoio.blogspot.com/2007/05/atletismo-corrida-de-estafetas.html
NATAÇÃO SINCRONIZADA

Pode ser praticada de três formas: individual, duplas e em conjuntos de quatro a oito atletas.
A natação sincronizada pode ter 3 partes:
Figuras: obrigatórias e duas opcionais, consoante a idade.
Rotinas técnicas (ballet): realizar passos obrigatórios. Sempre com música!
Rotinas livres: livres de música e de movimentos.
Dentro da natação sincronizada há mais de 20 posições básicas diferentes, que se vão combinando para realizar as figuras livres e técnicas. As principais são:
Ventral: estendida com a cara para a água.
Grua: subindo a parte das coxas.
Rotação simples: as duas pernas fora da água e o resto dentro.
Rotação completa: com uma das pernas fora de água. A mais difícil!
Encarpada: com as pernas estendidas à superfície e o tronco a 90º.
Standard ou vertical: totalmente recta.
Eggbeater: meio corpo fora de água, fazendo um movimento elíptico com as pernas.
Ballet simples: Com a perna e o tronco estendidos e uma perna esticada para cima, fazendo com as pernas um ângulo de 90º.
EQUIPAMENTO
Touca:
A touca protege o cabelo do cloro, mantém-no fora dos olhos, nariz e boca e, além disso, facilita o deslocamento na água.
Fato de banho:
Na hora da escolha, o mais importante é que te sintas confortável e que te mexas na água com a máxima liberdade. O ideal é levar um fato ligeiramente justo para

Toalha ou roupão de banho:
O mais apropriado é usar toalhas de algodão 100 %. Recomenda-se secar bem todo o corpo e com especial cuidado os pés.
Óculos:
Aconselhável para todas as idades e para nadar em piscina ou no mar, já que evitam a irritação dos olhos, permitem ver dentro da água e controlar a direcção que desejamos seguir.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/natacao/nado-sincronizado.php
Futebol

- EQUIPAS
Cada equipa deve ser composta por 11 jogadores, um guarda-redes que defende a baliza e mais 10, que jogam na frente.
- DURAÇÃO DO JOGO
Um encontro de futebol tem a duração de 1h30m, constituído por duas partes, em que cada uma tem a duração de 45 minutos.

- SUBSTITUIÇÕES
Durante um jogo, cada equipa tem direito a efectuar três substituições. Um jogador que entrou em campo a render um colega, pode ser substituído por um outro elemento da equipa. Numa formação em que o técnico seja simultaneamente jogador e treinador, o mesmo também poderá entrar em campo para substituir um atleta.

- EQUIPA DE ARBITRAGEM
Uma partida de futebol é dirigida por uma equipa de arbitragem, constituída por um árbitro principal, dois árbitros assistente e o designado 4º árbitro.

- CANTOO
canto é a marcação de um pontapé a partir do ângulo da linha de canto. A bola pode ser pontapeada para a grande área ou pode ser passada para um colega de equipa que esteja em qualquer local do campo. A marcação do canto acontece quando a bola sai do campo pelas linhas de fundo do lado da equipa que está a defender por acção de um jogador da mesma formação.

- LANÇAMENTO
Quando a bola sai fora das linhas laterais do campo por interposição de um atleta de uma das equipas, a formação contrária tem o direito de reentroduzir a bola no jogo a seu favor. O lançamento é feito com as mãos, sendo que o futebolista deverá ter o corpo inclinado para a frente e com os pés da parte de fora da linha lateral do campo.
- FORA DE JOGO

RÂGUEBI

Uma partida de râguebi inicia-se com cada uma das equipas de um lado do campo, de seguida é dado um pontapé desferido no centro de campo com o objetivo de fazer a bola andar pelo menos 10 metros de distância, já no campo adversário.
Bola
A bola de râguebi é de formato oval, feita de couro semelhante a de uma bola de futebol. Tem entre 58 e 62cm de comprimento por entre 28 e 30cm de largura, enchida entre 65,71 e 68,75 kPa, pesando entre 410 e 460 gramas.
Campo
O campo é de formato rectangular, tem comprimento máximo de 144 metros e largura máxima de 70 metros. É dividido pela linha do meio de campo que separa os dois lados. Também é dividido em 2 regiões de touch in com entre 10 e 22 metros de comprimento.
Equipa
Uma equipa de râguebi é constituída por 15 jogadores titulares, e geralmente 6 reservas. As equipas constituem-se de 8 avançados (2 Pilares, 1 Talonador, 2 Saltadores, 2 Asas e 1 "nº8"), de 2 Médios (Médio de Formação e Médio de Abertura), de 5 jogadores de Linhas Atrasadas (2 Pontas, 2 Centros e 1 Arrière)
Equipamento
No râguebi são usadas apenas protecções flexíveis, feitas geralmente de tecido, espuma ou borracha.Algumas delas são obrigatórias.1. Chuteira - Utiliza-se chuteiras exclusivas do desporto, com travas maiores.2. Ombreira - Espécie de colete com partes amaciadas pelos ombros e pelo torso.3. Protecção para os dentes - proteger os dentes.4. Scrum cap - Espécie de chapéu com partes amaciadas pelo crânio, geralmente é usada apenas por jogadores que entram no scrum.5. Luvas também podem ser usadas.
http://www.raguebi.com/raguebi-regras.html
Desportos colectivos
Futebol
basquetebol
andebol
volei
hoquei em patis
hoquei em campo
polo aquático
râguebi
futebol de salão
estafetas
natação sincronizada
desportistas de renome
regras do jogo
tamanho dos campos
equipamento necessário à prática
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Recomendações e Precauções
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Lista de Substancias e Métodos Proibidos no Desporto
Agentes Anabolisantes ex: Androstenediol, Androstenediona, Nandrolona, Estanazolol, Testosterona, Clembuterol, Zeranol e substancias com estrutura química ou efeito biológico similares.
HORMONAS PEPTÍDICAS, FACTORES DE CRESCIMENTO E SUBSTANCIAS RELACIONADAS
Agentes estimulantes da eritropoiese(EPO, CERA, etc.),
Gonadotrofina Coriónica, LH, Insulinas, CORTICOTROFINAS, HORMONA do CRESCIMENTO e factores de Crescimento, preparações derivadas das plaquetas, incluindo os seus factores de libertação e substancias com estrutura química ou efeitos biológicos similares.
A utilização requer uma declaração de uzo ou uma solicitação de autorização de utilização terapêutica á ADoP.
ex:Inibidores da Aromatase, Clomifeno, Ciclofenilo Tamoxifeno.
ex: Diuréticos (ex: Furosemida, Hidroclorotiazida, Triamtereno),
Epitestosterona, Probenecide, Expansores do Plasma.
Sao proibidos por via oral, rectal ou por injecção intravenosa ou intramuscular.Quando administrados pelas vias intra-articular, periarticular, peritendinosa, epidural, por injecção dérmica e por inalação necessitam envio de declaração de uso á ADoP.
INCREMENTO DOTRANSPORTE DE OXIGÉNIO
ex: Dopagem sanguínea e produtos com capacidade para aumentar a captação, o transporte e a libertação de oxigénio.
Cateterização, Substitiução e/ou alteração da urina, Infusões
Intravenosas, proteases.
SUBSTANCIAS PROIBIDAS EM ALGUNS DESPORTOS EM PARTICULAR:
ÁLCOOL*
BETABLOQUEANTES*
ex: Atenolol, Acebutolol, Propanolol e substancias com estrutura química ou efeito biológico similares.
*Proibidos apenas em competição.
1 DE JANEIRO DE 2010
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Fair play e doping no desporto
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Nuno Laurentino na Eça de Queirós, 02Nov2010
Nuno Laurentino vê o vídeo escolhido pelo 7.º C para a sua apresentação à escola. |
Em espelho, cá e lá. |
Nuno Laurentino responde às perguntas feitas pelos alunos. |
Cáudia Minderico (coordenadora do projeto Comenius na ESEQ), Nuno Laurentino, Fernando Pinto (professor da Área de Projeto), Acúrcio Domingos (professor de Formação Cívica). |
Na saudação ao Ricardo, Nuno Laurentino saúda todos os alunos participantes na sessão, felicitando especialmente os alunos que se empenharam na sua organização, os alunos do 7.º C e do 8.º B. |
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Permitidas e Proibidas
Antibióticos
PERMITIDOS: Todos
PROIBIDOS: Nenhum
Antidiarreicos
PERMITIDOS:
Beclometasona**; Cromoglicato de sódio; Dexametasona**; Salbutamol**; Salmeterol**; Terbutalina*; Formoterol*
*Permitido sob a forma inalatória e após solicitação de AUT á ADOP
**Necessita de envio de Declaração de Uso á ADOP
PROIBIDOS:
Produtos contendo efedrina e todos os beta-2 agonistas (excepto salbutamol , salmeterol , terbutalina e formoterol por via enalatória)
ANTIÁÇOGICOS E ANTI-INFLAMATÓRIOS
PERMITIDOS:
Ácido acetilsalicílico; Anestésicos locais; Anti-inflamatórios não esteróides (todos); Codeína; Glucocorticosteróides**; Pracetamol;
** Os glucocosticosteróides são permitidos em preparações tópicas para tratamento de patologias do foro desmatológico , auricular , nasal , oftalmológico , bucal , gengivel e perianal. Quando admistradas pelas vias intra-articular , periarticual , peritendinosa , epidural , por injecção dérmica e por inalação necessitam de declaração de uso á ADOP.
Proibidos:
Produtos contendo opiáceos (ex: morfina , petidina , pentazocina)
Glucocorticosteróides por via sistémica
Antieméticos (contra os vómitos)
PERMITIDOS:
Domperidona , Metoclopramida
Antialérgicos
PERMITIDOS:
Antihistamínicos; Colírios contendo cromoglicato de sódio; Sprays nasais contendo Glucocorticosteróides;
PROIBIDOS:
Produtos contendo efedrina e pseudoefedrina